Responsável: Davi de Moura Bastos

Introdução

Com o advento do avanço tecnológico faz se necessário uma abordagem mais atual para captar a atenção dos alunos no processo de aprendizagem. Com base nesse pensamento, surge a ideia de desenvolver um curso que torne acessível o uso de ferramentas, como a impressora 3D, microcontroladores e kits de eletrônica ao maior número de instituições de ensino. A proposta consiste na elaboração de um curso de robótica educacional voltado para o ensino fundamental e médio das escolas públicas que possibilite uma abordagem de ensino mais prática, despertando a criatividade e protagonismo do aluno.

Objetivos do Projeto

  • Difundir o uso de tecnologias atuais no ensino básico.
  • Apresentar uma abordagem de ensino mais prática e com maior interatividade.
  • Despertar a criatividade do aluno tornando possível materializar suas ideias.

Fases do Projeto

Para tornar a proposta viável, escolhemos elaborar um projeto baseado para reutilização e reciclagem de materiais, principalmente no que se refere ao lixo eletrônico, desse modo é possível desenvolver kits didáticos com um baixo custo e um viés sustentável permitindo alcançar um número maior de alunos envolvidos.                

Exemplo de veículo construído durante o curso

O projeto conta com o apoio do Instituto Federal Fluminense e com a Secretaria de Educação do Município de Itaperuna e é supervisionado pelo CTSMART. Em uma reunião realizada no IFF – campus Itaperuna, foram reunidos os diretores dos IFFs – campus Itaperuna e campus Bom Jesus do Itabapoana, a Secretária de Educação de Itaperuna e representantes do CTSMART. Na reunião foram discutidas quais atribuições caberia a cada entidade e como o projeto seria iniciado.

Kit que será usado no curso
Kit que será usado no curso
O que fazer? Dar aulas de robótica divididas em mecânica, eletrônica e programação. Fazer uma feira de ciências com os experimentos desenvolvidos durante as aulas.
Por que fazer? O projeto busca desenvolver um método de ensino que permita uma mudança na perspectiva do aluno de escola pública que em muitos casos se vê abandonado.
Como fazer? Para começar o IFF de Itaperuna emprestará a unidade móvel via projeto de extensão Elo viabilizando o deslocamento do laboratório de robótica. A secretaria de educação de Itaperuna se responsabilizará pela guarda e pela eletricidade da unidade. O associado Davi em conjunto com professores do IFF e professores Escola Humberto de Campos ministrará as aulas de robótica.
Quando fazer? Agosto de 2019.
Onde fazer? Escola Municipal Humberto de Campos com apoio do IFF
Quem vai fazer? IFF – campus Itaperuna e Bom Jesus do Itabapoana, Secretaria de Educação de Itaperuna e CTSMART
Quanto custa? Em análise

Durante a reunião o Pólo de Inovação do IFF em Campos dos Goytacazes foi levantado como um possível novo parceiro para esse e futuros projetos.

Considerações Finais

O projeto está sendo supervisionado pelo CTSMART e conta com o apoio de professores do Instituto Federal Fluminense – campus Itaperuna que auxiliarão na elaboração das aulas e kits didáticos.

É importante ressaltar que a proposta é pensada para ter um alto nível de flexibilidade e versatilidade podendo ser perfeitamente adaptado para diferentes faixas etárias de alunos contemplando assim alunos do ensino fundamental e médio.